- Back to Home »
- O Prazer de Contribuir
Posted by : Unknown
domingo, 20 de julho de 2014
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 26, 27, 28 e 29
Muitos cristãos ainda enfrentam certa dificuldade quando se fala em dinheiro na igreja. Normalmente justificam sua opinião dizendo estarem preocupados com os visitantes. Existem outras maneira bem mais práticas para se preservar os visitantes, como por exemplo: dando uma recepção calorosa a eles. Falando com eles, proporcionando um ambiente acolhedor.
A contribuição financeira nos cultos, precisa ser vista como realmente é. Não podemos mistificar uma coisa simples. Entre outras coisas, a contribuição financeira é uma forma de adorar a Deus. Quando contribuirmos, reconhecemos a soberania de Deus sobre todas as coisas, reconhecemos as bençãos de Deus sobre nossa vida, mostramos nossa total dependência de Deus, desenvolvemos nossa fé, crescemos em experiências com Deus e participamos efetivamente da expansão do Reino de Deus neste mundo.
A contribuição financeira é parte integrante do culto que prestamos a Deus. Quando contribuirmos financeiramente, estamos cultuando a Deus. Esta é uma prática antiga do povo de Deus. Havia recolhimento de ofertas nas reuniões regulares e havia recolhimento de ofertas específicas, como foi feito para a construção do Templo.
Um fator determinante na contribuição é a alegria. É o prazer de contribuir. É a satisfação de estar participando de um projeto divino. É o prazer de investir no maior projeto do mundo que é o de alcançar pessoas para o Reino de Deus. Esta é a consciência que devemos ter. Estamos envolvidos no maior projeto do mundo, e precisamos participar com muita alegria e prazer.
Na verdade, a contribuição é apenas uma devolução. Devolvemos a Deus o que a Ele pertence. Esta era a convicção do povo de Israel. Esta era a certeza do rei Davi. Deus é o Provedor. Deus é o Sustentador. Tudo o que temos vem dEle. Sem Ele nada somos e nada teríamos. Esta consciência nos faz participar de maneira efetiva, contribuindo com o melhor. Contribuindo com alegria. Contribuindo com prazer.
“O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao Senhor; também o rei Davi se alegrou com grande júbilo” (1 Crônicas 29:9). Esta foi a disposição do povo.
“Teus, ó SENHOR,são a grandeza, o poder,a glória, a majestade e o esplendor,pois tudo o que há nos céus e na terra é teu.Teu, ó SENHOR, é o reino;tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti;tu dominas sobre todas as coisas.Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos. Agora, nosso Deus, damos-te graças,e louvamos o teu glorioso nome. “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos” (1 Crônicas 29:11-14).
Esta era a compreensão do povo.
Pr Cleber Machado
Pastor de Ensino da Pibflorida